Panikentos Mobile

VEJA O RESUMO DE TODAS AS MATÉRIAS PUBLICADAS NO BLOG CLICANDO AQUI
Tecnologia do Blogger.

TOP 5 ((AS 5 MAIS LIDAS))

quarta-feira, 8 de junho de 2011



BIPOLAR X BORDERLINE


Transtorno bipolar do humor e borderline tem muito em comum, mas também possui suas diferenças. É fundamental àqueles que estão tendo o primeiro contato com a bipolaridade, lerem a respeito de outras doenças mentais que mostram sintomas parecidos, sobretudo: borderline.
Mudanças de humor entre mania e depressão estão presentes como sintomas de ambas as doenças (tab e borderline). A diferença está no comportamento do paciente frente as esses episódios de “oscilação de humor”.

Na depressão o paciente bipolar está sujeito a autocrítica, sentimentos de culpa, baixa autoestima e prazer. Geralmente isso é decorrente de experiências nada agradáveis que o bipolar possa já ter experimentado anteriormente. Em suma: bipolares depressivos são pessimistas.

Em contrapartida o paciente borderline apresenta menor comprometimento no que se refere aos pensamentos negativos. Parece que a capacidade de funcionar normalmente fica intacta.

Já no outros extremo nós encontramos os episódios de mania. No bipolar a alteração de comportamento é muito visível exemplos: abuso de drogas, gastos excessivos entre outros. Os prejuízos sociais são muito aparentes e de fato atrapalham e muito, o bipolar.

Ao borderline que experimenta mania percebemos que isso não afeta o desempenho social e profissional na mesma proporção aos doentes bipolares.

Em mania talvez o que se tem de comum a ambas as doenças (tab e borderline), tem haver com o mal-estar, ou seja, sobre os efeitos físicos que são experimentados quando o organismo está sofrendo alterações químicas etc.

Enfim...

Sendo bipolar ou borderline, nós precisamos focar em tratamento. 
É fundamental que você interessado em transtorno bipolar do humor reúna dados de outras doenças mentais, até mesmo para que discuta com seu médico o seu diagnóstico. Àqueles que acreditam ser bipolares, também é um exercício interessante. Alias, informação sobre saúde nunca será demais, certo?


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante esse texto! Até mesmo psiquiatras se confundem sobre o tema.
No meu caso, por exemplo, cada ida ao médico, recebo um diagnóstico diferente, ora de Transtorno Bipolar, ora de Transtorno Borderline_ claro que passo em doutores diversos.

Ney Megda disse...

Realmente uma coisa se confunde com a outra, e cada médico vê de uma forma, é um sofrimento até descobrir o que é e o que tomar corretamente, Obrigado pelo comentário.

OUTROS CANAIS

Atualizações por E-MAIL

Receba as atualizações em seu e-mail.
Digite seu e-mail abaixo:

BLOGS INDICADOS

.::. Visitantes