Panikentos Mobile

VEJA O RESUMO DE TODAS AS MATÉRIAS PUBLICADAS NO BLOG CLICANDO AQUI
Tecnologia do Blogger.

TOP 5 ((AS 5 MAIS LIDAS))

domingo, 3 de abril de 2011

Nomes alternativos:

fobia simples

Definição:

Medo persistente e irracional de um objeto, de uma atividade ou de uma situação que leva a pessoa a evitar esse objeto, atividade ou situação e que causa sofrimento e prejuízo de suas funções.

Causas, incidência e fatores de risco:

As fobias produzem ansiedade, e muitas vezes, um pânico que é desproporcional à ameaça real do objeto ou da situação temidos. As fobias simples comuns são as que envolvem animais ou insetos, medo de lugares altos, medo dos relâmpagos, medo de voar ou outros medos. Esses medos são muito comuns em crianças pequenas e não representam uma anormalidade.


Na maioria dos casos, as fobias se derivam da confrontação real com o objeto ou a situação temida. Nas fobias simples, as pessoas são capazes de evitar o confronto com o objeto ou a situação temidos, antecipando a ansiedade. A maioria das fobias simples não interfere com o comportamento normal do indivíduo a ponto de buscar tratamento. As fobias afetam 7% da população. Normalmente não há antecedentes familiares de doença mental ou da mesma fobia.




Sintomas:



  • exposição ao objeto da fobia provoca uma reação de ansiedade
  • ansiedade ou desconforto desproporcionais ante a ameaça do objeto temido
  • sudorese
  • falta de controle motor
  • freqüência cardíaca acelerada
  • sensação de fraqueza, covardia, perda de auto-estima ao evitar o objeto da fobia

Sinais e exames:


  • freqüência cardíaca acelerada
  • pressão sangüínea elevada
  • antecedentes de fobia
  • descrição do comportamento por parte dos familiares, de amigos e da pessoa afetada

Tratamento:

O objetivo do tratamento é ajudar a pessoa a viver normalmente. O sucesso do tratamento normalmente depende da gravidade da fobia.

A dessensibilização sistemática é uma técnica de comportamento utilizada para o tratamento de fobias. Essa dessensibilização está baseada em fazer a pessoa relaxar e em seguida imaginar os componentes da fobia, trabalhando a partir da fobia menos temida até chegar à fobia mais temida. A exposição gradual aos fatos da vida real também foi utilizada com sucesso para ajudar as pessoas a superar seus temores.

Os medicamentos contra a ansiedade, e os antidepressivos, são utilizados algumas vezes para ajudar a aliviar os sintomas associados a fobias. A dependência de medicamentos pode ser um dos possíveis efeitos secundários deste tratamento.

As clínicas para tratamento de fobias e as terapias de grupo estão disponíveis em algumas áreas para ajudar as pessoas a enfrentar suas fobias, como o medo de voar.

Expectativas (prognóstico):

As fobias tendem a ser crônicas e resistentes ao tratamento.

Complicações:

Algumas fobias podem ter conseqüências que afetam o desempenho profissional ou o funcionamento social.

Solicitação de assistência médica:

Marque uma consulta com seu médico ou com um profissional da área de saúde mental se houver uma fobia simples que interfira com as atividades cotidianas da pessoa.

0 comentários:

OUTROS CANAIS

Atualizações por E-MAIL

Receba as atualizações em seu e-mail.
Digite seu e-mail abaixo:

BLOGS INDICADOS

.::. Visitantes