Panikentos Mobile

VEJA O RESUMO DE TODAS AS MATÉRIAS PUBLICADAS NO BLOG CLICANDO AQUI
Tecnologia do Blogger.

TOP 5 ((AS 5 MAIS LIDAS))

terça-feira, 18 de janeiro de 2011
A hipocondria é associada a diversos transtornos de ansiedade, sobretudo ao síndrome do pânico (SP). Estima-se que 50 por cento a 70 por cento dos pacientes com SP tenham sintomas hipocondríacos, e que 13 por cento a 17 por cento dos hipocondríacos tenham SP associado. O presente estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre as relaçöes clínicas, fenomenológicas, cognitivas e psicodinâmicas entre o SP e a hipocondria, além de discutir aspectos conceituais e critérios diagnósticos. 


Métodos: A busca de artigos foi feita pelo sistema Medline entre 1990 e 2001, utilizando-se, como palavras-chave, síndrome de pânico, agorafobia, hipocondria e preocupaçöes hipocondríacas. Resultados: Considera-se que há comorbidade com hipocondria ns SP quando as preocupaçöes com saúde näo se restringem a sintomas das crises de pânico. Apesar de geralmente consideradas secundárias, vários pacientes com SP apresentam, antes da primeira crise, manifestaçöes hipocondríacas que podem ser consideradas prodrômicas. A ansiedade pode gerar, num círculo vicioso, preocupaçöes excessivas com saúde, auto-observação seletiva e antecipação do pior. 

Apesar do viés catastrófico comum, na SP sintomas autonômicos aumentam rapidamente até culminar num ataque, a catástrofe temida é iminente, com comportamentos de esquiva e busca imediata de socorro. Na hipocondria, temem-se doenças mais insidiosas, predominam comportamentos de hipervigilância e busca de reafirmaçäo, as crenças säo mais disfuncionais, é pior a relaçäo médico-paciente e maior o foco de sensaçöes erroneamente interpretadas catastroficamente. O medo patológico da morte e a alexitimia estariam presentes nos dois quadros. Conclusäo: A sobreposiçäo clínica entre SP/agorafobia e hipocondria é relevante, mas näo completa. A relaçäo entre os dois quadros é complexa e possivelmente bidirecional, um aumentando a vulnerabilidade ao outro. Há diferenças fenomenológicas identificáveis e relevantes, com implicaçöes diagnósticas e terapêuticas.

0 comentários:

OUTROS CANAIS

Atualizações por E-MAIL

Receba as atualizações em seu e-mail.
Digite seu e-mail abaixo:

BLOGS INDICADOS

.::. Visitantes